sábado, 20 de outubro de 2012

"Penetras do Brasileirão"


"Penetra: aquele que entra/participa sem ser convidado". Assim têm sido algumas atuações dos árbitros do futebol nacional no Brasileirão 2012. Com desempenho questionável em determinados jogos, os donos do apito têm aparecido, algumas vezes, mais do que espera-se deles. Pode-se comparar a atuação do um juiz e seus auxiliares com a de garçons em uma festa, são apenas contratados para prestar um serviço, sem o direito interferir no andamento e resultado do espetáculo. Ao contrário disso, alguns estão desempenhando papel fundamental, consciente ou inconscientemente, para a construção de resultados.




Este primeiro caso ocorreu no dia 29/7/2012, na partida entre Fluminense x Atlético Mg no primeiro turno, o lance em questão , caso não fosse invalidado erradamente, poderia hoje dar ainda mais vantagem ao tricolor carioca, que tem boa vantagem sobre o rival mineiro na disputa pelo título.
Já no segundo turno, na partida de volta, um gol de Ronaldinho Gaúcho foi anulado devido a uma falta cometida por Leonardo Silva na barreira. Mas este lance não lembra algo familiar? Sim, lembra. Vejam este gol do Flu contra o Vasco da Gama na ultima rodada do primeiro turno: 


Notaram a semelhança? Pode-se notar também uma diferença. Falta critério aos árbitros em conjunto. Em um campeonato que recentemente foi considerado um dos mais disputados do mundo, não pode-se admitir que alguns resultados sofram interferência. É necessário que haja a profissionalização dos árbitros, é necessário uma reciclagem geral da arbitragem, é necessário mudança. Não dá mais para aturar os penetras do apito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário